sábado, 10 de setembro de 2011

SAIS MINERAIS - A IMPORTÂNCIA DOS SAIS MINERAIS PARA NOSSA SAÚDE - 2024

A IMPORTÂNCIA DOS SAIS MINERAIS PARA NOSSA SAÚDE. - 2024


O corpo humano é composto de milhões de células e cada célula tem uma função e uma  necessidade nutricional própria.
Suprida pelos sais minerais "naturais", do Professor Antunes. 

 Os sais minerais são conhecidos como:

 " Os TRABALHADORES", constroem o nosso físico e nos dão o equilíbrio emocional.

Os sais minerais são os mais potentes modificadores do pH dos nossos líquidos corporais, funcionando como instrumentos de manutenção da saúde celular, alcalinizando ou acidificando, conforme a necessidade do organismo.

Cálcio, zinco, ferro, magnésio, sódio, potássio e manganês na quantidade correta são fortes alcalinizantes e atuam como elementos energizantes e neutralizadores.

Fósforo, enxofre, cloro, iodo, bromo, flúor, cobre e sílica são poderosos agentes acidificantes. Todos eles são necessários à saúde humana, mas precisam estar em equilíbrio e quantidades corretas para que o pH resultante seja, como vimos, levemente alcalino.

Dos fatores que causam a diminuição do oxigênio nas células, a deficiência de minerais é o mais grave e  o mais negligenciado nos dias de hoje. 

Os sais minerais deveriam nos ser fornecidos principalmente pela alimentação e pela água. O solo está carente de sais minerais e os alimentos cultivados recebem adubos químicos que intoxicam nosso sangue e órgãos e nossas águas, infelizmente, estão muito poluídas e recebendo várias químicas para manterem o pH.

“A cada segundo, nosso corpo depende de minerais em estado iônico para conduzir e gerar incalculáveis impulsos elétricos. Sem esses impulsos, nenhum músculo (incluindo o coração) poderia funcionar e suas células não poderiam se beneficiar da osmose para equilibrar seus fluidos e absorver nutrientes. 

Todos os processos vitais do corpo dependem de íons que atravessam as membranas. 

Pesquisas recentes demonstram que os minerais têm um desempenho significativo em processos degenerativos. Eles também preservam e reduzem a agressão do ambiente poluído e aumentam a capacidade no trabalho e no aprendizado. Eles podem, ainda, proteger o corpo contra o efeito de minerais tóxicos.”

(The American Medical Association)

Quando seu corpo está saturado com toxinas de alimentos e ambientais, tais como metais pesados, fluoreto de sódioaçúcar refinado e pesticidas, estas toxinas interrompem o processo de comunicação eletromagnética dos biofótons, das células. Estas toxinas também interferem no processo de comunicação das células, porque elas agem como uma espécie de ruído elétrico em seu corpo.

Como as Toxinas Prejudicam Suas Células e Seu DNA
Quanto mais toxinas de alimentos e ambientais permanecerem em seu corpo, mais ressonâncias eletromagnéticas anormais causam. Com o tempo, estas ressonâncias eletromagnéticas anormais causarão alterações bioquímicas prejudiciais em seu corpo, levando a graves condições médicas. 

Além de causar ressonâncias eletromagnéticas anormais, as toxinas alimentares e ambientais também podem diminuir o número de elétrons em seu corpo. O faltar elétrons faz com que os radicais livres sejam muito destrutivos para as moléculas do seu corpo, pois os radicais livres roubam elétrons das moléculas dos seus tecidos e DNA. 

As doenças, o envelhecimento precoce, as dores musculares, artrites, artroses, alergia, cansaço, desânimo e até as depressões e insônias entre vários outros sintomas conhecidos como emocionais, têm como causa: Um sistema imunológico enfraquecido e um sangue "sujo" e acidificado.

Esses sintomas são avisos do corpo que não deveriam ser ignorados, pois podem se transformar em doenças agudas e crônicas.  

Os sais minerais são os mais potentes modificadores do pH dos nossos líquidos corporais, funcionando como instrumentos de manutenção da saúde celular, alcalinizando ou acidificando, conforme a necessidade do organismo. 

Embora presentes na dieta, alguns minerais nem sempre estão nas quantidades suficientes para satisfazer as necessidades metabólicas, especialmente durante a fase de crescimento, estresse, trauma, perda de sangue e algumas doenças. (pH baixo e corpo usando os minerais para fazer a Homeostase)

Hoje a OMS (Organização Mundial de Saúde) reconhece o papel de 18 minerais como Zinco, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Selênio e outros, como fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo.Quando falta um elemento apenas , o corpo se desequilibra e deixa de funcionar corretamente. 

Os primeiros sintomas podem aparecer na forma de fadiga crônica, predisposição para as dores de cabeça, insônia, perturbações digestivas, irritabilidade, o desenvolvimento constante de viroses e infecções, depressão, ansiedade, e até mesmo uma síndrome do pânico. 

Interessante como mesmo fazendo as pesquisas em separado, tudo se encaixa - parece tão complexo e ao mesmo tempo podemos perceber a simplicidade de tudo...O corpo é perfeito, apenas necessitamos conhecê-lo melhor para aproveitarmos tanta perfeição. 


Sabemos que a dopamina quando está presente no cérebro em quantidade equilibrada, temos a sensação de bem estar e prazer, isso pode ser estimulado com a reposição do Ferro, Magnésio e Cobalto. Aquela vontade louca de comer doces também está associada a deficiência de dopamina.

Os minerais também são antioxidantes, são as defesas naturais do nosso organismo contra os efeitos degenerativos dos radicais livres, que causam todo o tipo de lesões celulares e o envelhecimento.

- Podemos ligar todas as doenças e todas as disfunções do organismo a uma deficiência mineral. (Dr. Linus Pauling)

- Podemos dizer que os minerais são os elementos mais importantes para o organismo, pois estão na base e na estrutura dos macronutrientes, como proteínas, gorduras, carboidratos e vitaminas que, sem eles não teriam função alguma.


- Pensamos muito em reposição de nutrientes, como proteínas, aminoácidos, vitaminas, mas não prestamos a devida atenção aos minerais, a não ser o ferro e o cálcio em situações especiais, como nas anemias e na osteoporose.

Devemos cada vez mais cuidar da nossa saúde de uma maneira preventiva, integrando nosso corpo 
A correria do dia a dia exige do nosso organismo uma quantidade maior de nutrientes para funcionar bem e, quando falta um elemento apenas, o corpo se desequilibra e deixa de funcionar corretamente.

Entender como seu organismo funciona e combater os maus hábitos é o primeiro passo para essa prevenção.
O nosso organismo é maravilhoso. A respiração, o pulmão, o coração, a lucidez mental, a produção dos hormônios, o bem estar, a disposição, a eficácia da digestão etc. Toda essa interação é que leva o homem a atingir a saúde.

Nosso corpo dá sinais de tudo. Quando comemos alimentos não muito saudáveis, eles demoram a ser digeridos, formam gazes, dão dor de cabeça e deixam a boca amarga.

Os minerais são antioxidantes e funcionam como defesas naturais do nosso organismo contra os efeitos degenerativos dos radicais livres, que causam todo o tipo de lesões celulares e o envelhecimento.

A seguir confira algumas dicas para você conhecer melhor as funções de alguns desses minerais. Inclua esses nutrientes na sua alimentação para melhorar o funcionamento do seu organismo e ter mais disposição:

Magnésio: necessário para a atividade hormonal do organismo e para a contração e o relaxamento dos músculos, incluindo o coração. Sua deficiência pode produzir hiperatividade nas crianças. Câimbras são um sinal de sua carência.
O cátion Mg é o segundo mais importante na funcionalidade intercelular. Ele é reconhecido como um mineral essencial para a manutenção da função normal das células e órgãos está envolvido na fosforilação de ADP para sintetizar a molécula de ATP de energia.
Com a idade, a pele começa a sofrer de deficiência de Mg e como este mineral é importante para uma série de atividades metabólicas e enzimáticas, um tema adicional de Mg é necessário para o bom funcionamento dos sistemas de pele.

Zinco: Necessário para a fertilidade no homem e para o armazenamento de insulina. Ele protege do sistema imunológico e combate infecções virais, como gripes e herpes.  
Zinco é necessário para o crescimento celular adequado e é também um ativador do DNA e RNA. Estimula a reconstrução da matriz de colágeno, Combatendo os processos de envelhecimento prematuro.
Também promove a síntese e estabilidade da estrutura da proteína, assim, garante a manutenção ideal da epiderme e das fibras de cabelo.

Esse oligoelemento participa como catalisador em aproximadamente 100 reações metabólicas.

 Em um desses processos metabólicos, o zinco estimula os receptores da olfação e do gosto. Os receptores do gosto estão nas papilas gustativas, na parte superior da língua.

Por intermédio desse conceito, pode-se determinar que os diversos graus de deficiência de zinco estão relacionados com a falta de sentir gosto e por sentir sabor amargo ou desagradável.


Cobre: ajuda na absorção do ferro, necessário para a produção de energia, antioxidante e regulador do colesterol. Fontes: abacate, leguminosas e cereais integrais.
Está ligado à síntese de ATP e como catalisador em várias reações enzimáticas relacionadas com a energia celular. Cobre também promove a síntese de queratina é a principal proteína estrutural da pele, unhas e cabelo. Finalmente, o cobre também está relacionado com o sistema de defesa contra os radicais livres ação mais eficiente do Óxido Dismutase (SOD) em processos oxidativos.

Iodo: ajuda na proteção contra os efeitos tóxicos dos materiais radioativos, previne o bócio, estimula a produção de hormônios da glândula tireoide, queima gorduras em excesso e protege pele, cabelo e unhas. 

Potássio: necessário para o funcionamento de nervos e músculos e regulador da pressão arterial. A sudorese é uma das causas de perda de potássio, assim como a diarreia crônica e os diuréticos. 

Parceiro do sódio na manutenção do equilíbrio de líquidos do corpo, assim como ajuda o cálcio no controle das atividades dos nervos e músculos

O potássio tem VÁRIAS FUNÇÕES entre elas: 
-conservação do equilíbrio ácido/base
- relaxamento muscular
- secreção de insulina através do pâncreas 

A falta de potássio - carência desse mineral -  pode causar vários problemas. Exemplo: A hipertensão arterial tem causa no desequilíbrio entre sódio e potássio, com ascendência de sódio..

Manganês: necessário para o bom funcionamento do cérebro, atua nos problemas de memória, concentração e irritabilidade. Também é essencial no combate a problemas de pele. Esse mineral é antioxidante e necessário no tratamento da artrite. Fontes: nozes, hortaliças e leguminosas.

Molibdênio: necessário para a produção de ácido úrico, ajuda a prevenir a impotência sexual e previne a anemia, pois é necessário para o metabolismo do ferro.

Selênio: antioxidante, protege o sistema imunológico, melhora o funcionamento do fígado, mantém pele e cabelo saudáveis e protege a glândula tireoide. 
O selênio é um elemento nutricional essencial, pois ele é parte integrante da enzima gluta­tiona peroxidase, um antioxidante que impede a formação excessiva de radicais livres que causam o envelhecimento precoce, câncer e patologias cardiovasculares

O selênio está estreitamente relacionado com a função da tireóide, pois participa da conversão da tiroxina (T4) para tri-iodo tironina (T3), a forma mais ativa do hormônio tireoidiano.

 O selênio também está envolvido na síntese da testosterona e, durante a gravidez, a deficiência de selênio é associada com maior incidência de defeitos do tubo neural do feto.

O solo brasileiro apresenta regiões muito pobres em selênio, o que torna muito freqüente a deficiência deste mineral, principalmente nas regiões do sudeste e do centro-oeste, que são as de menor concentração de selênio no solo e onde se constata a maior deficiência alimentar desse nutriente.

Vanádio: ajuda a retardar a formação de colesterol, ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, ajuda a reduzir a pressão arterial e previne doenças cardíacas.

Ferro: necessário para a produção de hemoglobina e certas enzimas, aumenta as defesas do organismo. É essencial para o fornecimento de oxigênio às células e deve ser consumido em maior quantidade pelas mulheres, uma vez que elas perdem o dobro de ferro que os homens. Sua carência predispõe a fadiga crônica. 

Para a formação de um aminoácido e dos hormônios, (muito importantes para nossa energia vital) o corpo necessita do lítio, do gálio, do estrôncio, do vanádio, do selênio, do germânio e do cromo, entre tantos outros.

Atualmente temos mais consciência sobre a importância da alimentação para a saúde. Estamos sentindo os efeitos da passagem " comida caseira para comida industrializada". Nosso corpo reclamou!!!

Sabemos que hoje a alimentação por mais cuidadosa e feita com amor não está livre das toxidades e dos agrotóxicos. Para colaborar lave bem as frutas, legumes, raízes e verduras e deixe de molho uns 10 minutos colocando 1 colher de sopa de P10.



Muitas são as indicações de sementes, frutas secas, entre outras. Mas não podemos esquecer dos fungos que acompanham esses alimento. É só pensar no transporte deles. Na estocagem...aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer a estocagem do milho podem nos falar sobre.E lembrando que muitas dessas indicações chegam a nós por navios....
Tem alguns bem caros, inclusive, e que ao invés de fazer bem podem intoxicar. E é só colocar no forno, numa frigideira, até no microondas ( não curto muito mas parece que elimina os fungos) . Vale refletir ...

Não coloco isso para ser uma chata que fala que está tudo sujo e contaminado. Apenas penso que o conhecimento nos leva a soluções que tornam realmente verdadeiro o uso de alguns produtos. 




MUITO IMPORTANTE :
O nosso corpo tenta a todo custo manter o pH sanguíneo em 7,4 e para isso ele usa os sais minerais que temos de reserva.  Relendo: Extrai minerais do organismo para manter o pH. Use o GFU - https://gfugeradordefrequencia.blogspot.com/
E, suplemente com os produtos do Professor.

                Ajude seu corpo a te ajudar!

Conclusões das pesquisas:

- sangue ácido = doenças diversas,
- não há disfunção orgânica sem previa carência mineral,
- a vida perece onde falta oxigênio.


 Quando o nosso sangue está ácido ele não utiliza os nutrientes de forma devida. As células por consequência desse desequilíbrio ficam aglomeradas e  não realizam as suas funções.


 Realizo um trabalho com foco na retirada da Eletricidade do corpo. helofontoura@hotmail.com




                 Células Rouleaux

Células mais soltas


e mail: helofontoura@hotmail.com
 19 995224433 (Whats) 
Face: Helô Fontoura Eletroterapia